sexta-feira, 20 de abril de 2012

Em Fraiburgo 50% das declarações do Imposto de Renda ainda não foram feitas


Os que ainda não efetuaram a declaração do imposto de renda referente ao ano de 2011, têm até o fim deste mês para prestar contas a Receita Federal. O prazo vai até o dia 30 de abril e a multa mínima por atraso é de R$ 165,74. De maneira geral, podemos dizer que a maior parte dos contribuintes que devem fazer a declaração são aqueles que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011.
A expectativa da Receita Federal é de receber 25 milhões de declarações neste ano, contra 24,37 milhões em 2011. Na regional da Receita Federal de Joaçaba, a qual compreende 128 municípios, segundo o delegado adjunto Alexandre Andrade de Queiroz, são esperadas 150 mil declarações.
Até o momento, em Fraiburgo, pouco mais de duas mil declarações foram entregues, são esperadas mais de quatro mil, ou seja, faltam ainda 50%. Queiroz orienta os contribuintes para não deixarem para última hora, pois o sistema pode ser congestionando e os contribuintes impedidos de efetuarem a prestação de contas.
O contabilista Raimundo Savian, confirma que realmente os contribuintes não devem deixar para a última hora a entrega da declaração, pois todo ano o sistema fica lento. “A Receita Federal não amplia o prazo de entrega, por tanto, é bom efetuar logo a prestação de contas para não ter que pagar multas”, destaca.
A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente. A entrega do documento via formulário, foi extinta em 2010. A declaração pode ser preenchida pelo próprio contribuinte, porém a orientação da Receita Federal é de que em caso de dificuldades, pode ser solicitado o auxilio de um contador.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname