quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lions Clube será o responsável pela gastronomia da Expofrai, ocasião que acontece o Festival do Michuim


Durante há Expofrai que começa hoje (13) até domingo (15), evento organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo e Prefeitura Municipal, acontece a 6ª Edição do Festival do Michuim. O Lions Clube Terra da Maçã será o responsável pela parte gastronômica da Feira, com o oferecimento de almoços e jantas.
Segundo o presidente do Lions, Sandro Kasbug, o Festival do Michuim propriamente dito, acontecerá no almoço do domingo (15). Já nas demais refeições, serão preparados outros tipos de pratos. A estimativa do grupo é atender 500 pessoas no almoço do festival, por isso, nesse ano a intenção é a de comercializar os ingressos de maneira antecipada, para poder melhor organizar e servir a todos.
Para atender a essa demanda serão necessários aproximadamente 14 ovelhas. O presidente da comissão responsável pelo prepara do michuim, Marcelo de Oliveira, salienta que os animais já foram pré-escolhidos de produtores de Fraiburgo e região. O objetivo é ter um produto que atenda as exigências de inspeção. Estão sendo priorizadas ovelhas que tenham o mesmo tamanho, cerca de 30 quilos cada.
Ainda de acordo com Kasburg, em torno de 50 pessoas estarão atuando voluntariamente para atender o público na área gastronômica. São associados ao Lions Clube e simpatizantes que colaboram em promoções sociais da entidade. “Para nós isso é um grande prazer, é um momento de muito trabalho, mas de confraternização e amizade entre os companheiros, todos unidos em prol de um único objetivo: atender bem os participantes”, afirmou.
Os ingressos para o Festival do Michuim podem ser adquiridos com os associados ao Lions no valor de R$ 25 cada, ainda existem alguns pontos de venda como, por exemplo, Casa do Artesão, Mazzola Presentes, Oliveira Tecidos, Zablowski Super Mercado, Posto Maça, Atiaia, Consultório Franz Shimoya, Requinte Mármores e Granitos e Dresch Imóveis. Os recursos arrecadados com a promoção serão destinados na Campanha da Visão, a qual atende alunos carentes da rede municipal de educação. Nesse ano existem cerca de 200 alunos na fila de espera por consultas oftalmológicas e óculos.
 

PRATO TÍPICO INSTITUÍDO POR LEI



Um projeto de Lei do ano de 2003 criado pelo vereador na época Mário Henrique Vicente, subscrito pelos vereadores José Waldir Dias Chechi, Julio Cesar Legnani, Lorena Julita Ribeiro e Rosi Fátima Gomes da Silva instituíu o michuim como prato típico de Fraiburgo. A lei foi sancionada em 2004 pelo prefeito da época Edi Luiz de Lemos.
De acordo com a Lei, entende-se por “Michuim” adaptado à cultura, costumes e culinária do Município de Fraiburgo, a carne de ovelha, temperada e recheada com manteiga, vinho branco, conhaque de uva, sal refinado, alecrim, cominho, coentro, sálvia, alho, manjerona, salsa, noz-moscada, louro, levada assada inteira ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espeto único ou rolete.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname