sexta-feira, 27 de abril de 2012

CDL e ACIAF poderão encabeçar instalação de câmeras de segurança



A possibilidade de Fraiburgo ter monitoramento por câmeras de segurança voltou a ser cogitada. Ontem, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), juntamente com o prefeito Municipal Nelmar Pinz, e representantes do Poder Judiciário, acompanharam a explanação sobre o assunto por parte do comandante da Companhia da Policia Militar de Fraiburgo, Major Moises Garcia, bem como do delegado Da Comarca Jhon Endy Lamb.
A ideia da instalação dos equipamentos não é uma novidade no município, o Major Garcia defende essa medida a pelo menos três anos. Ele exemplificou que através do monitoramento, seria possível que apenas uma viatura desempenhasse a segurança da área central e as demais guarnições se posicionariam nos bairros. Essa proposta chegou a ser apresentada para as entidades e município em 2009, porém não se obteve sucesso na execução do projeto.
Nesse novo encontro, avanços significativos foram alcançados. A Prefeitura Municipal deu grande incentivo e apoio para que a CDL e ACIAF retirem o projeto do papel. O prefeito Nelmar Pinz, anunciou que se as duas entidades promoverem a instalação dos equipamentos na área central, o município pagará os equipamentos que serão instalados no bairro São Miguel.
Além disso, garantiu que se o projeto for colocado em prática, o município irá colaborar com o pagamento do aluguel dos postes de energia elétrica, os quais pertencem a CELESC para que a fiação possa ser fixada, irá adquirir parte da fibra óptica necessária e irá fornecer o espaço para a instalação da central de monitoramento que será comandada pela Policia Militar.
Cada câmera de segurança está orçada em cerca de R$ 7 mil, porém um orçamento apresentado estima que para a instalação de cinco equipamentos são necessários R$ 120 mil. Nesse primeiro momento, três câmeras seriam instaladas no bairro São Miguel, outras duas nas entradas da cidade e outras três na área central.
Como próximo passo, as duas entidades envolvidas aguardam um projeto escrito sobre a viabilidade da instalação. Bem como as informações sobre a responsabilidade que ambas terão com esses equipamentos após a sua instalação, uma vez que todo o patrimônio que for adquirido não pode pertencer ao município e nem a Policia Militar ou Civil. Nesse caso, uma das entidades será a responsável.
Para a presidente em exercício da CDL, Elaine Vedani Picolli, a necessidade de aumentar a segurança para a sociedade e para os estabelecimentos comercias não é questionada. Fraiburgo é uma das únicas cidades na região que ainda não tem esse sistema de monitoramento. “Nós como representantes de uma entidade precisamos saber como tudo funcionária, pois estamos aqui representando o empresariado fraiburguense”, comentou.
O presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, disse estar de acordo com esse pensamento e destacou que crê que no prazo de 30 dias, alguma decisão sobre o assunto será tomada. “Creio que agora a ACIAF e a CDL devem sentar novamente para conversar, pois precisamos traçar estratégias para buscarmos os recursos para implantação do monitoramento”, destacou.
Como forma de teste, na próxima semana serão instaladas duas câmeras as quais vão funcionar por 30 dias. Uma será na Rua Padre Biagio Simonetti em frente ao Banco do Brasil e a outra na Rua Nereu Ramos próximo a Loja Edju. Major Garcia destacou que caso seja tomada a decisão de que os equipamentos devam ser comprados, pelo menos a parte que será adquirida pelo município irá passar por licitação. A instalação dessas duas câmeras como teste, está sendo gentilmente oferecida para a Policia Militar através de uma empresa que já atua no segmento em todo o Estado.
Já o delegado Lamb, destacou que a Policia Civil é parceira. Ele já atuou no Paraná nas cidades de Cascavel e Londrina, locais onde possui o sistema de monitoramento e pode falar com propriedade sobre o assunto.  Segundo ele, as câmeras são importantes aliadas da policia, pois inibem a criminalidade e ajudam a identificar autores.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname