quinta-feira, 26 de abril de 2012

Município de Fraiburgo poderá decretar situação de emergência caso a estiagem prossiga



A chuva que caiu durante a madrugada de ontem (26), trouxe a esperança de que as represas, nascentes, poços, fontes e rios pudessem recuperar pelo menos, um pouco da água que tem deixado de ser produzida nos últimos meses em função da estiagem.
De acordo com os dados da Anti Granizo Fraiburgo, em Lebon Régis choveu cerca de 110 milímetros, já no município de Fraiburgo e Videira foram mais de 80 milímetros. A Estação de Avisos que fica no bairro São Sebastião registrou 55 milímetros. Essa quantidade é considerada acima do normal para o mês de abril, pois é um período em que não se registra grande quantidade de chuva.
No entanto, esse volume de água não tira a preocupação dos fraiburguenses, o município é o único da região que ainda não decretou a situação de emergência. Mas se a estiagem persistir nos próximos dias, provavelmente a situação também será decretada. De acordo com as informações da Sanefrai, essa chuva não foi o suficiente para recuperar a quantidade de água que é produzida pelos poços artesianos que servem a cidade.
O meteorologista João Rolin explica que essa frente que trouxe a chuva já está passando. Existe a possibilidade de no próximo sábado (28) ocorrer uma nova chuva, porém com menor intensidade. Em relação à temperatura, ela deverá se manter estável esfriando somente na próxima terça-feira (1), ocasião que os termômetros poderão registrar 4ºC.
Rolin destaca um dado importante, segundo ele, desde o mês de novembro já deixou de chover cerca de 500 milímetros, por isso, a situação de produção de água está tão abaixo do normal nos últimos meses. A recuperação desta falta de chuva poderá se dar somente por volta do mês de setembro.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname