segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bebê perde a vida em engasgamento

O domingo de Páscoa (8) terminou de maneira triste para uma família moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida em Fraiburgo, um afogamento com leite materno de uma criança de 10 dias não terminou bem. O menino Niandro Felipe Martins Teodoro chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar, mas mesmo assim acabou perdendo a vida. O menino era filho de Retieli dos Santos Martins 16 anos e Cleiton Souza Teodoro 19 anos.
De acordo com o bombeiro Igor T. Silva, enquanto uma viatura se dirigia até a residência da família, outro bombeiro orientava a mãe do bebê na tentativa de reanimar a vítima. Quando a equipe chegou para prestar o socorro, tentaram reverter o quadro, porém não obtiveram sucesso. A criança chegou a ser conduzida para o Hospital Divino Espírito Santo, mas já sem sinais vitais. Segundo os familiares, a jovem amamentou o filho e o colocou para dormir, quando percebeu que a aparência não estava normal, ligou para os bombeiros pedindo socorro.
O pediatra Marcel Mainardi, destaca que sempre após a amamentação, o adulto que estiver cuidando da criança, deve segurá-lo por cerca de 15 minutos em posição de pé, para que assim, o alimento não seja regurgitado. Atenção maior deve se ter com os bebês que sofrem de refluxo, onde o tempo de observação deve ser elevado para até meia hora.
Ainda de acordo com Mainardes, os pais podem optar por erguer levemente a cabeceira do berço e jamais devem dormir na mesma cama com crianças pequenas. Segundo ele, em casos desse tipo aumentam as possibilidades de acidentes por asfixia, bem como as possibilidades de morte súbita.
“Ainda o bebê deve ser deitado de barriga para cima, nunca de ladinho, esse modelo é usado a mais de dez anos nos Estados Unidos. Caso ele esteja de lado pode acabar se virando de barriga para baixo e morrendo por asfixia. Sabe-se que diminui em até 70% as chances de morte súbita em crianças que dormem de barriga para cima”, destacou.
Já caso os pais ao percebam que a criança esteja engasgada, é preciso adotar algumas medidas rápidas, porém eficientes para desobstruir as vias. “Vire a criança de lado, caso assim ela não se recupere, com a cabeça virada para baixo dê percussões com a mão na região das costas, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança torne-se responsiva e reaja, caso nenhuma dessas opções dê resultado, procure ajuda médica ou dos bombeiros imediatamente”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname