segunda-feira, 16 de abril de 2012

Expofrai: O fortalecimento do segmento da maçã


Nesse ano, a programação da feira foi ampliada em relação às edições anteriores. Até então, mesmo sendo um momento de promoção e discussão econômica do município, o segmento da maçã nunca teve participação na Expofrai. Entre as novidades apresentadas, esteve a parceria que a Prefeitura Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais firmaram com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A abertura da feira que aconteceu na noite da última sexta-feira (13), foi comandada pela ABPM.
O objetivo foi o de propor uma reflexão através de uma mesa redonda sobre a importância do segmento da maçã para Fraiburgo. A mesa redonda foi finalizada com amplo debate entre autoridades e representantes do segmento. Sendo composta pelo prefeito Nelmar Pinz, vice Beto Ferreira, presidente da ABPM Pierre Nicolas Peres, deputado estadual Reno Caramori (PP) e o secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, entre outros.
Entre os resultados do encontro, o secretário-adjunto Spies destacou que será criado um plano de marketing juntamente com a ABPM incentivando o consumo da fruta no país, especialmente entre as crianças. Ainda outro ponto que se destacou foi à necessidade de melhorar o valor agregado do produto, que poderá ser efetivado com melhor receita e diminuição de custos.
Para o diretor executivo da ABPM Moisés de Albuquerque, a busca por melhorias deve ser uma constante, o assunto deve ser mantido na mídia e com isso ser exercida pressão ao Governo Estadual e Federal para que políticas de incentivo sejam criadas. Entre os participantes que trouxeram informações, as quais nortearam o debate, esteve o primeiro técnico brasileiro que atuou no segmento da maçã, um dos responsáveis pela cultura da fruta em Fraiburgo, Luiz Borges. Em sua abordagem, procurou falar sobre o histórico do segmento e sua contribuição para o desenvolvimento de Fraiburgo.
Já o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Município Elói Rönnau, falou sobre a Importância socioeconômica da maçã. Sendo que a cultura da fruta ainda é a responsável pela maior fatia econômica e de geração de empregos. Anualmente cerca de dez mil pessoas são empregadas no setor.
O diretor executivo da ABPM Moisés de Albuquerque teve a incumbência de explanar sobre a situação atual que os produtores passam, bem como as políticas necessárias para o fortalecimento da economia. E por fim, um dos responsáveis pela Estação Experimental da EPAGRI de Caçador, Gabriel Berenhauser Leite, foi convidado para falar sobre a Sustentabilidade da produção e da cadeia.
FOTOS CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname