quinta-feira, 26 de abril de 2012

Coluna Lá Nos Frai: Monitoramento por câmeras

Publicada no jornal Diário do Meio Oeste (27/04)

Fraiburgo é o único município da região que ainda não conta com câmeras de monitoramento. No entanto, esse título que carregamos não é por falta de interesse e atitude da Policia Militar. Há cerca de três anos, o Comandante da Companhia, Major Moisés Garcia já colocava o assunto em debate. Uma reunião até chegou a acontecer, no entanto, o assunto foi esquecido pelos convidados e nenhuma atitude foi tomada.
Durante essa semana, o assunto foi ressuscitado mais uma vez pelo Major Garcia, que desta vez parece que irá colher bons resultados da iniciativa. Agora, a PM recebe o apoio da Policia Civil, que também entendeu através do delegado Jhon Endy Lamb que uma cidade que possui câmeras de segurança é muito mais fácil de inibir a ação de criminosos. Lamb já atuou no Paraná, em Cascavel e Londrina onde o sistema existe e sabe muito bem o beneficio que tal medida trará.
Juntos, militares e civis começam a expor para o empresariado através da CDL e ACIAF, além da municipalidade essa ideia. Ao que tudo indica, os resultados serão positivos, a municipalidade deverá oficializar uma contribuição importante.  Se as entidades viabilizarem câmeras para a área central, o bairro São Miguel será equipado com dinheiro do município. Outras ajudas extras, como fiações e local onde será instalada a base de monitoramento, deverão ser anunciadas pelo prefeito Nelmar Pinz nas próximas horas.
O município está próximo de deixar esse último lugar da lista. Essa certeza se dá em função do interesse que CDL e ACIAF demonstraram em viabilizar junto ao empresariado a instalação. A ajuda que a municipalidade ofereceu foi tentadora e ao mesmo tempo decisiva para isso. Nos próximos tudo deverá ficar mais claro, mas tudo indica que a decisão está bem encaminhada. Inclusive duas câmeras já serão instaladas na próxima semana como forma de teste durante 30 dias. A iniciativa nem saiu do papel, mas quero ver o que o povo vai pensar dessa espécie de BBB Lá Nos Frai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname