quarta-feira, 18 de abril de 2012

CDL doa freezer para conservação de plasma avaliado em R$ 6 mil


O Hospital Divino Espírito Santo passou a contar com um importante equipamento em sua instalação hospitalar. Trata-se de um freezer utilizado para conservar o plasma do sangue, um equipamento avaliado em mais de R$ 6 mil. Até então, a unidade hospitalar não dispunha do equipamento e em casos de necessidade era preciso se deslocar até cidades próximas que tem o plasma armazenado nas condições exigidas.
A doação foi realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo, que ao receber um projeto do hospital explicando a importância que a doação teria, sensibilizou-se e decidiu colaborar. A entrega que aconteceu no hospital no dia de ontem (17), contou com a presença de diretores da CDL que tiveram a oportunidade de conhecer a funcionalidade do freezer.
Segundo a representante da diretoria da CDL, Elaine Vedani Picolli, a entidade representa cerca de 200 empresas no município, e entendeu que ajudando o hospital seria uma forma de beneficiar indiretamente a população fraiburguense. “Uma das linhas de atuação da entidade é o social, é importante destacar que essa doação é em nome de todas as empresas que são nossas associadas, a CDL está aqui como representante”, afirmou.
De acordo com a diretora do hospital Irmã Santina, a doação vai fazer a diferença a partir de agora. Através desse equipamento é possível armazenar as bolsas por até um ano. “O plasma é usado em casos de transfusão sanguínea como, por exemplo, em acidentes de trânsito onde a vitima sofre hemorragia. Em muitos casos é necessário transferir o paciente por não ter o material no momento”, comentou.
Como Fraiburgo não tinha esse equipamento, quando o material era necessário, precisava ser buscado em Joaçaba. O tempo dispensado nesses deslocamentos entre os municípios é fator que pode comprometer os primeiros atendimentos médicos ao paciente.
Quando feita a doação de sangue, o material é separado em três componentes, sendo as hemácias, o plasma e as plaquetas. Cada um será utilizado de acordo com a necessidade especifica de cada paciente no momento da transfusão. Com essa medida, o hospital terá o plasma sempre disponível na própria unidade.
A psicóloga do hospital, Vandinéia Debus, explica que no último ano, foi formada na entidade uma Comissão Social, a qual é responsável pela elaboração de projetos com o objetivo de conseguir ajudas para a entidade. “O hospital por si só não consegue se manter, então buscamos parcerias como essa com a CDL. Esse freezer necessário para o melhor andamento de nossos atendimentos”, destacou.
FOTO CDL FRAIBURGO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname