segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escolas estaduais, por enquanto, sem greve em Fraiburgo


A Coordenadoria Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) promoveu no último sábado (21), reuniões com os professores da região de Videira para discutir sobre a questão da greve deflagrada em nível estadual desde ontem (23). Ainda uma reunião com os professores de Fraiburgo aconteceu na tarde do último sábado (21).
Os alunos foram orientados pelo SINTE, para que se dirijam normalmente as escolas. Essa decisão é válida até quarta-feira (25), quando a categoria irá se reunir novamente para debater o assunto. “A principio em Fraiburgo as aulas estão mantidas, no nosso próximo encontro vamos tomar a decisão se as atividades serão paralisadas ou não”, comentou.
A Gerência Regional de Educação (GERED) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira divulgou um comunicado dizendo que em caso de greve, a divulgação e a comunicação serão feitas pelas próprias escolas ou pela GERED/SDR. Outras pessoas ou classes estão proibidas de conceder tais informações.
O principal motivo da paralisação é a discordância, entre outros fatores, da proposta do governo de pagar o reajuste de 22,22% estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) como piso salarial nacional da categoria, de forma parcelada, em cinco vezes: a primeira parcela em agosto e as demais em janeiro, maio, setembro e dezembro do ano que vem. A categoria quer o reajuste de uma só vez.
O Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, informou que o governo negociou tudo o que podia com os representantes da categoria e que "com os professores fora da sala de aula não existe negociação". Segundo comunicado da Secretaria de Educação, a direção das 1,1 mil escolas receberão orientações para que seja mantido o funcionamento e sejam registradas as faltas dos professores.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com 65,8 mil professores, dos quais 22 mil são efetivos na ativa, 19,8 mil são temporários (ACTs) e 24 mil estão aposentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname