sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fraiburgo decreta Estado de Emergência por causa da estiagem


Fraiburgo era um dos únicos municípios da região que ainda não havia decretado a Situação de Emergência em função da estiagem. No entanto, na tarde de ontem (27), após analisar relatórios especialmente emitidos pela Autarquia de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai), o decreto foi anunciado pelo prefeito municipal Nelmar Pinz.
O principal problema que está sendo enfrentado é o abastecimento de água para a população. Cerca de 70% da água fornecida pela Sanefrai, é oriunda de poços artesianos. Para recuperar a produção de água é necessário que a chuva caia constantemente durante vários dias. Essas situações que tem acontecido, como durante a semana, praticamente não mexeram na produção.
Já a situação no interior nesse momento não é tão agravante, pois o período é de colheita de grãos. Já em relação às macieiras, as árvores entram em período de dormência. As perdas na produção de grãos estão passando por análise da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e Defesa Civil, onde será estimado o montante financeiro. Os produtores rurais mais prejudicados foram os que decidiram realizar o plantio tardio, já aqueles que optaram pelo cultivo do cedo tiveram mais sorte.
As informações do Radar da Anti Granizo Fraiburgo dão conta que desde o mês de novembro deixou de chover 500 milímetros. O meteorologista João Rolin alerta que a situação deverá ser normalizada somente depois de setembro, o que deverá deixar os poços ainda mais secos. “Será um inverno seco, sem chuvas significativas para recuperar a água”, comentou.
Por algumas vezes, a assinatura do decreto foi suspensa, em razão das chuvas que foram registradas. A assinatura tem validade por 90 dias, podendo ser prorrogado por outro tanto de tempo. A medida serve para ajudar agricultores que apresentem perdas e, com base no documento, podem ainda reivindicar renegociação de dívidas agrícolas, bem como incentivos para ações que visem minimizar os efeitos da falta de água nas propriedades, como perfuração de poços e construção de reservatórios.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname