quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

38 casos confirmados de HIV/Aids em Fraiburgo


O Dia Mundial de Combate a Aids foi celebrado em Fraiburgo através de panfletagem de rua. A equipe do Programa de Programa de DST/HIV/Aids estiveram promovendo o trabalho na Rua Arnoldo Frey, em frente a Câmara Municipal de Vereadores, aproveitaram para conversar com os pedestres sobre o tema. A data é celebrada desde 1988 no Brasil.
No  Estado, desde 1984 já foram notificados 25.950 casos em adulto; 929 casos em criança e 4.756 casos de gestantes HIV positivos. Além disso, desde 1994 já foram notificados 139.271 casos de algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST), como sempre a porta de entrada para o HIV e suas conseqüências. Santa Catarina é o terceiro Estado com mais casos da doença no Brasil. Em Fraiburgo 38 pessoas estão em acompanhamento através do programa criado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para a médica que coordena o programa, Iara Maria Gomes, eses dados são alarmantes e preocupam, pois todos os meses novos casos são diagnosticados. “A maioria das pessoas contraiu a doença através de relações sexuais desprotegidas, por isso orientamos que o uso do preervativo, seja masculino ou feminino é indispensável”, orientou.
O Programa de DST/HIV/Aids funciona na Unidade de Saúde Vila Salete. Orientações, solicitação de exames anti-HIV, hepatites, sífilis, entrega de preservativos masculino e feminino, materiais informativos entre outros serviços são desenvolvidos de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13:30 às 17:30 horas.
Além de atendimento para portadores da doença também são feitos atendimentos a pessoas portadoras de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis como Hepatite B e C, sífilis, herpes genital, cancro mole, gonorréia, clamídia, HPV entre outras. As unidades de Estratégia de Saúde da Família também dispõem de atendimento e orientações.

CONCIENTIZAÇÃO NAS EMPRESAS

A preocupação com a doença é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas, tanto que o assunto é tema de conscientização dentro das empresas. Nessa semana, os funcionários da Rede de Supermercados Big Bom estão participando da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).
Num dos encontros dos funcionários, que aconteceu ontem a noite (01), o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa convidou a médica Iara Maria Gomes para que palestrasse sobre o tema. A responsável pelo RH, Danuzia Ferronato, comenta que foi um momento de interação, onde as equipes puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname