terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Seminário do leite debateu Normativa 51

Mais de 100 produtores rurais participaram ontem (6) no Clube da Melhor Idade do 5º Seminário de Bovinocultura de Leite, oferecido gratuitamente pela de Secretaria Municipal Agropecuária e Meio Ambiente.  O Seminário é uma ação prevista no Programa Gerando Leite, que tem como objetivos profissionalizar o agricultor, melhorar a qualidade, além de aumentar a quantidade e os lucros através do leite.
Vários temas foram abordados no encontro, entre eles ao qual os agricultores demonstraram interesse estive relacionado a Normativa 51, que é o que rege as normas da qualidade do produto. Pela manhã, o médico veterinário do SENAR Felipe Willian Ciesielski, falou sobre Qualidade do Leite. Já na parte da tarde o médico veterinário Maicon Saulo Heydt vai falou sobre Nutrição de Vacas Leiteiras.
O Engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal Agropecuária e Meio Ambiente, Josiel Nunes da Silva informou que o seminário fecha as atividades de capacitação aos produtores nesse ano. Para ele, o mercado do leite esta crescendo no município e é importante orientar os produtores. Fraiburgo possui mais de mil animais produtoras, as quais geram anualmente um montante superior a três milhões de litros.
O secretário da pasta, Pedro Oliveira afirmou que o evento alcançou as metas propostas, a cada edição do Seminário a adesão do público esta sendo superior, o que reflete o interesse dos produtores em relação ao assunto. “No próximo ano daremos seqüência nesse serviço”, afirmou.
O evento contou com importante parceria do Sindicato dos Produtores Rurais, segundo o presidente Angelo Benincá, a entidade é uma apoiadora da capacitação. Benincá lembrou que Fraiburgo já foi um local de grande produção leiteira, porém isso se perdeu com os anos e que agora esta se recuperando essa vocação econômica.
A possibilidade de uma renda extra especialmente nas pequenas famílias foi apoiada pelo vice-prefeito Beto Ferreira, que esteve no evento representando a municipalidade. Pontuou que é interessante os agricultores diversificarem seus negócios em outras fontes de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname