quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fraiburguenses homenageiam Imaculada Conceição

Cerca de 900 quilos de carnes foram temperadas e espetadas nas primeiras horas do dia

Foram necessárias 30 pessoas para cuidar da carne que assava em duas churrasqueiras

Grande parte dos fiéis optaram em levar a carne assada para comer em suas casas

Igreja Imaculada Conceição recebeu visitas de devotos durante todo o dia

Isaura da Silva se diz devota de Imaculada há 20 anos e atribui milagres a Santa

Mais de 400 pessoas lotaram a Igreja Matriz durante as celebrações
Mais de duas mil pessoas prestigiaram a Festa da Padroeira do município de Fraiburgo Imaculada Conceição no dia de hoje (8). A festividade foi dividida em dois momentos, o religioso com a celebração da Santa Missa pela manhã e a Coroação a Nossa Senhora no período da tarde, onde mais de 500 pessoas acompanharam cada solenidade.  E ainda a segunda parte da confraternização, que contemplou o almoço e mateada com música ao vivo e entretenimento com brincadeiras para as crianças. A estimativa do Conselho da Pastoral Católico (CPC) é de que mais de três mil pessoas participaram mesmo que indiretamente das comemorações.
Ao todo foram vendidos cerca de 900 quilos de carne de porco, gado e ovelha, além de 150 frangos assados. Ainda foi oferecido todo o serviço de copa e cozinha. De acordo com o responsável pelo churrasco, Odilon Bettu, 30 pessoas estiveram envolvidas na preparação da carne. Há pelo menos dez dias a equipe de assadores dedicara-se na escolha dos animais e dos detalhes como temperos, espetos, organização das churrasqueiras para que tudo desse certo no dia da festa. A estimativa é de que essa quantidade de comida tenha alimentado mais de três mil pessoas.
Esse é o segundo ano que a Festa de Imaculada Conceição é celebrada efetivamente no dia da comemoração. Até o ano de 2008, o dia oito de dezembro não constava no calendário de Fraiburgo como feriado municipal. Somente após aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, a data passou a ser feriado religioso. A igreja católica até então, driblava a falta do feriado promovendo a festa alusiva a Padroeira no domingo anterior ou posterior a data.
O pároco padre Vilson Maiorque acredita que com essa mudança, a comemoração deve a cada ano receber mais fiéis. Pensando assim, o CPC, esta edificando ao lado das atuais estruturas físicas, um novo pavilhão onde serão concentradas diversas atividades, entre elas, a festa da Padroeira. No momento, a estrutura para abrigar os fiéis em dias de festa não é ampla, o que obrigada a muitos a apenas contribuírem com a aquisição dos almoços, os quais não permanecem no local e levam para casa os alimentos por não haver disponibilidade de lugar.
Durante os encontros religiosos padre Maiorque efetuou uma breve apresentação do projeto do pavilhão, oportunamente fez o lançamento da campanha de coleta de doações para a edificação da estrutura. Segundo ele, a obra acontecerá em duas etapas: a primeira que já está em andamento contemplará apenas a estrutura do pavilhão, serão investidos R$ 500 mil, os quais a paróquia já possui os recursos. Já a segunda parte, contempla toda a edificação de cozinha, churrasqueiras e demais salas, para isso estima-se necessitar mais de um milhão de reais, recursos que ainda não dispõem.

A FÉ EM IMACULADA

Muito mais que apenas fazer parte da celebração religiosa, ou até mesmo de desfrutar de um bom almoço com momentos de descontração e lazer, a maior parte dos fiéis foram levados até a Igreja Matriz movidos pela fé que possuem na Imaculada Conceição.
A moradora do bairro São Miguel, Isaura da Silva conta que desde que se mudou para Fraiburgo a aproximadamente 20 anos, nunca deixou de participar das comemorações. A devota, disse que tem fé nos milagres que a Mãe de Jesus pode promover e prova disto, ela atribuí a cura de fortes dores que sentia nas pernas e hoje já não sente após ter feito uma promessa.
 Nesse ano, a idosa inovou e trouxe para conhecer a ação religiosa um dos netos, ao qual disse que espera que o ele também seja devoto da santa. Entre os pedidos que ela diz ter solicitado nas orações, a proteção especial para seus filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname