sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O amor de Gerda Frey Ziolkowski eternizado em livro

Escritora salientou que não são apenas histórias, mas parte da vida dela

Gerda e Willy Frey filhos dos fundadores de Fraiburgo
Com o intuito de comemorar os 50 anos de Fraiburgo e deixar registrado para sempre os fatos, datas e momentos históricos, aos 79 anos Gerda Frey Ziolkowski promoveu na noite da última quarta-feira (21), junto ao Hotel Renar, o lançamento do livro Fraiburgo Marcos da História. O material é composto por mais de 200 páginas, as quais retratam com dados e fotografias os principais momentos do desbravamento e desenvolvimento da Terra da Maçã.
Gerda é filha de Renê Carlos Frey, irmão de Arnoldo, ambos são fundadores do município. É irmã de Willy Frey, que também já escreveu alguns livros sobre a história de Fraiburgo. Ela mudou-se juntamente com os pais para Fraiburgo ainda muito pequena, mas conserva presente a imagem de um local que estava apenas iniciando o seu desenvolvimento, certamente muito diferente do que se vê hoje.
A preocupação ao escrever o livro, foi a de manter preservada a história do município, ela entende que algumas pessoas das gerações mais velhas já morreram e muitos dados já se perderam. O livro é composto por diversas curiosidades, como por exemplo, como foi à vinda da família Frey para o local, a fundação da primeira escola, a implantação da telefonia, entre centenas de informações.
“O meu amor por essa terra é enorme e tinha o desejo de registrar esse afeto, aquilo que conto nesse material não são apenas histórias, é minha vida, pois eu vivi tudo isso junto de meus pais e toda a família”, contou. A primeira edição do material terá mil exemplares, nenhum dos livros será vendido, todos serão doados para escolas do município. O objetivo é justamente disseminar para as gerações mais novas as informações sobre a criação do município que completa 50 anos nesse ano.
O prefeito Municipal Nelmar Pinz acompanhou o lançamento e comentou o gesto de Gerda de doar o material. “Nossas crianças e adolescentes terão a oportunidade de conhecer as dificuldades que os desbravadores tiveram para dar inicio ao município e o melhor de tudo, contato pela própria Gerda que estava presente naquele período”, afirmou.

GERDA, A FILHA DE UM DOS FUNDADORES

Segundo os dados que se encontra pesquisando através do endereço eletrônico da Prefeitura Municipal, Fraiburgo nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros. Tudo teve inicio em terras antes contestadas entre a fazenda Liberata e Buitá Verde, no Planalto Serrano, meio oeste catarinense, foi onde em 1937 os irmãos Frey (Renê e Arnoldo) deram início ao povoado.
Na região, habitavam famílias brasileiras oriundas das Revoluções da segunda metade do século XIX e posseiros de grandes fazendas. Vale destacar neste período, a ocorrência do primeiro conflito da Guerra do Contestado na localidade de Taquaruçu, hoje pertencente ao município, sendo um dos seus mais antigos povoados. 
De acordo com as lembranças de Gerda Frey Ziolkowski, em 1919 as famílias dos irmãos Frey, com o fim da Grande Guerra que arrasou países europeus, como França se mudaram para o Brasil. Inicialmente fixaram residência na cidade paranaense de Castro, depois por volta de 1930 se mudaram para Videira onde comercialmente optaram pela criação de um matadouro e a fabricação de derivados de carne. Foi somente nos anos 40 se mudaram para Fraiburgo, onde iniciaram com o ramo madeireiro.
Em sua viajem ao tempo, Gerda nos conta que não existia praticamente nada no município, havia apenas a serraria que pertencia a própria família e um pequeno vilarejo. Tudo que a população necessitada era necessário se deslocar até Videira. Por volta da década de 60, como a exploração das araucárias já não era mais tão abundante, a família Frey começou a explorar outras culturas, sendo as frutas de caroços e por fim a maça.
“Minha família se mudou para cá em função da grande quantidade de araucárias, naquela época a araucária era o que mantinha os negócios da família, porém com o passar dos anos esse tipo de material ficou escasso e então meu pai começou a pensar em novas maneiras de manter a economia e foi na maça que encontrou essa forma”, conta Gerda.
Com o passar dos anos, o local começou a se desenvolver, sendo que Renê Carlos Frey foi o primeiro prefeito eleito pelo voto no ano de 1962. Anteriormente, dois prefeitos foram nomeados, sendo, Julio Boaventura Tozzo que atuou de 29 de dezembro de 1961 até 15 de maio de 1962 e depois Alípio Otacílio Jung de 15 de maio de 1962 a 31 de janeiro de 1963. Ainda a família Frey teve mais um político, sendo Willy Egon Frey, filho de Renê, o qual foi prefeito entre os anos de 1973 a 1977. Dona Gerda até foi candidata a vice-prefeita, porém não foi eleita.
Por volta do ano de 1978, o cultivo da maça atingiu o auge de sua produção e então Renê Carlos Frey percebeu que havia a necessidade de se construir um hotel para abrigar os viajantes, foi assim que o Hotel Renar surgiu. Segundo Gerda, naquele período Fraiburgo havia se tornado um ponto de referência no meio oeste do Estado.
No momento, a filha dos fundadores continua atuando no Hotel Renar junto com o filho Edson Ziolkwski. Quando questionada se pudesse voltar ao tempo e construir a sua vida no local, ela não hesita em responder. “Eu sou fraiburguense, amo esse lugar, essa terra e não imagino em construir minha vida de outra maneira se não aqui”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname