sábado, 31 de dezembro de 2011

Desfile das Potencialidades retratou o passado e presente da Terra da Maçã




A multidão que se aglomerou ao longo da Rua Arnoldo Frey na noite de última quarta-feira (28) para acompanhar o Desfile das Potencialidades, certamente fez uma viagem ao passado. As apresentações tiveram como atores principais a própria população fraiburguense. Dados extraoficiais apontam que cerca de dez mil pessoas acompanharam as apresentações.

O objetivo do evento, organizado pelo Departamento de Cultura e a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, foi o de relembrar a trajetória histórica de Fraiburgo que iniciou muito antes de se tornar município. Amanhã (31), o município completa meio século de existência.

Quase cem famílias, consideradas as colonizadoras da Terra foram lembradas, através das gerações mais novas, onde cada remanescente desfilou com um banner, homenageando os antepassados.

A cultura e os momentos históricos voltados aos colonizadores alemães, italianos e remanescentes dos caboclos da Guerra do Contestado, não puderam ser esquecidos. Localidades como o Taquaruçu que foi palco de uma das batalhas mais sangrentas da Guerra foram homenageadas.

Outro destaque do desfile foi à homenagem aos considerados fundadores do município, a família Frey. Num carro alegórico desfilaram as primas Gerda e Erica, filhas de Renê e Arnoldo Frey, respectivamente.

Já entre as homenagens que as empresas prestaram ao município e o seu desenvolvimento econômico atingido nesse meio século de existência, um carro alegórico levava o Pai da Maçã no Brasil, Rogeu Biau e emocionou a multidão de expectadores.

Além de retratar o que há de mais moderno e importante sendo produzido por empresas instaladas em território fraiburguense, a volta ao passado contou através de carros alegóricos e até mesmo de carroças puxadas a bois e cavalos que desfilaram mostrando como as gerações mais antigas ganhavam seu sustento em Fraiburgo.

Para o prefeito municipal Nelmar Pinz, a participação que os eventos alusivos aos 50 anos do município obtiveram da população local são merecedores de agradecimento, pois o público compareceu mais uma vez. Na noite do desfile, frio intenso se abateu sobre o município, os termômetros registraram cerda de 13 graus.

O Pai da Maçã no Brasil, o francês Rogeu Biau, que adotou Fraiburgo para ser a sua cidade, disse com muita modéstia que apenas cumpriu a missão que lhe foi confiada no desenvolvimento da maçã no país.

O Desfile das Potencialidades de Fraiburgo, para a diretora do Departamento de Cultura, Márcia Regina Cardoso, retratou perfeitamente como o município é no momento e proporcionou a ideia ao público para onde caminha o seu futuro. Logo após, a grande multidão seguiu para a Praça Maria Frey, para assistir aos shows dos grupos gauchescos Os Monarcas e Os Serranos.

Hoje (30), as comemorações dos 50 anos de Fraiburgo prosseguem desta vez, os talentos locais sobem ao palco montado na Praça Maria Frey. A festa inicia às 20:30 horas, haverá o sorteio da Promoção Natal Legal da CDL Fraiburgo.

Amanhã (31), a programação começa às 20:30 horas, com o pagode do Grupo Sedução.  O show da virada será comandado pela banda Sagittarius. A meia-noite um espetáculo é montado. Serão mais de 20 minutos de fogos com duplo motivo, celebrar o aniversário e chegada de 2012.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname