segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Educação divulga resultado final da avaliação escolar 2011

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo divulgou na última sexta-feira (2), o resultado da segunda Avaliação Escolar de 2011. O diagnóstico é realizado em duas etapas – março e novembro – e objetiva inicialmente conhecer as deficiências no processo de ensino-aprendizagem e, com base nelas, propor e implantar melhorias, as quais são aferidas na segunda avaliação.
De forma geral foi constatada uma evolução na maioria das séries avaliadas. Nos anos iniciais as melhores médias foram das 8ªs séries com um desempenho superior de 13,1% se comparado a março e 7ªs séries com um índice 28,1% superior.
Nos anos inicias os melhores resultados foram obtidos no 2º ano, que se manteve com média de 8,0 em Língua Portuguesa e 7,1 em Matemática. Segundo os dados divulgados pela Coordenação Pedagógica das Séries Iniciais, a média geral, contando as turmas de 2º ao 5º ano fechou em 7,0 na disciplina de Língua Portuguesa e 5,0 na Matemática, numa escala que vai de zero a dez.
Com base nos dados revelados a coordenação pedagógica já iniciou um trabalho voltado para 2012. O objetivo é elevar o índice de aprendizagem na matemática, constatada como a disciplina que teve as maiores oscilações nos anos iniciais em 2011, variando de 7,1 a 5,4.
A secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias aponta que neste aspecto a avaliação é instrumento importante, desenvolvida com o intuito de atender às demandas tendo como base informações relacionadas ao nível do ensino e da aprendizagem dos alunos, dando subsídios as intervenções pedagógicas e administrativas no processo de escolarização.
Vale ressaltar que as avaliações são elaboradas pela coordenação com o suporte dos professores das séries e das disciplinas. As questões são sugeridas e discutidas em encontros que ocorrem nos meses que antecedem a aplicação.
Para as coordenadoras os dados coletados delinearão as ações para o próximo ano. Entre elas, a revisão dos planejamentos, o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares, a adequação de estratégias de ensino e a adoção de medidas políticas pertinentes à realidade de cada escola, todas focadas na melhoria da educação no município.

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