quarta-feira, 7 de março de 2012

Alunos da Escola Padre Biagio encontram jabuti

Os alunos da escola Padre Biagio Simonetti de Fraiburgo receberam uma visita inusitada na última terça-feira (6). Próximo ao meio dia, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado pela diretoria do colégio que fica na Av. Renê Frey, para a captura de um animal. Tratava-se de jabuti de aproximadamente 13 quilos e 40 centímetros de comprimento.
A professora de biologia que também foi uma das primeiras a verificar a presença do animal, Elizabeth Sbravati, conta que o jabuti estava num milharal que fica ao lado da escola e foi visto pelos alunos durante o intervalo. O animal causou grande alvoroço entre os alunos e até mesmo com os professores, pois ninguém conseguia compreender de que maneira o animal foi parar no local.
A explicação encontrada por Elizabeth é a de que o animal fugiu de alguma residência nas proximidades, ou até mesmo pode ser vítima de abandono. Fato que leva a crer nessas possibilidades é em função do jabuti ter comportamento dócil e também algumas manchas de tinta no casco, o que é característica de que convivia em ambiente com crianças.
“Aproveitamos essa oportunidade para conscientizar nossos alunos e a comunidade de que as pessoas precisam pensar muito bem antes de ter um animal de estimação. Nesse caso, quem sabe o dono não imaginava que ela iria crescer e ficar naquele tamanho, mas caso não queira mais o bichinho o certo não é abandonar e sim procurar os órgãos competentes e entregar”, explicou a professora.
Após a captura, o animal foi encaminhado para a Policia Militar Ambiental de Videira. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, os jabutis podem chegar aos 70 centímetros e viverem até 80 anos. É um animal silvestre protegido pelo IBAMA e esta na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, para criar em cativeiro é necessário ter autorização.
 
REGISTRO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS NA ÁREA CENTRAL
A alta temperatura que o verão costuma proporcionar tem facilitado a aparições de diversas espécies de animais peçonhentos na área central do município de Fraiburgo. Na manhã de ontem (6), o morador da Rua Ivan Antunes de Souza, Jandir Conte levou um grande susto quando encontrou dentro de casa um escorpião. Esse já é o segundo animal, o primeiro foi encontrado a cerca de sete dias.
Ao mesmo tempo, na Rua Guatemala no Bairro Jardim América, foram encontradas algumas lagartas. No primeiro momento, os moradores acharam que se tratava de lagartas taturanas, porém a vigilante sanitarista Leni Weber foi até o local e verificou que não era a espécie, mas outra, a qual causa grande desconforto na pele quando em contato.
FOTO COMBEIROS MILITAR DE FRAIBURGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname