quarta-feira, 21 de março de 2012

No Dia Mundial da Água Teatro é apresentado a alunos


Nessa quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, a palavra de ordem entre os fraiburguenses não será muito diferente da que tem se falado até o momento. O município vive um momento de economia. A falta de chuva fez com que mais de 25% da produção de água nos poços artesianos que abastecem a cidade fosse comprometida. Em dois deles, o nível de água esta abaixo do normal, e já não podem mais ser usados.
Para conscientizar a comunidade, a Sanefrai iniciou ontem (21), a apresentação de um teatro de fantoches junto às escolas. O ponto alto do teatro é a presença dos mascotes Sanito, da Branquinha e do Azulão. A equipe, além de falar sobre a importância da economia da água, está abordando a coleta seletiva de lixo, que entrou em fase de implantação. Ainda os alunos recebem alguns materiais educativos sobre os assuntos.
Até a próxima semana, a peça teatral será apresentada em todas as escolas. Hoje (21), foram contemplados os alunos das Escolas Bela Vista, São Sebastião e X de Novembro; amanhã (22) será no Eurico Pinz, São Miguel, Antônio Porto Burda; sexta-feira (23) no Santo Antônio, José de Anchieta e Nações; na segunda-feira (26), no Padre Biagio e São José; na terça-feira (27) na Zenaide da Costa e São Cristóvão; na quarta (28) na Macieira e Faxinal dos Carvalhos; e na quinta (29) no Arnoldo Frey.
Para a diretora Escola de Educação Básica Bela Vista, Elizete Fragoso, a falta de água que a população está passando é um assunto que precisa ser abordado com os alunos. “Eles assistiram essa apresentação e agora partem para a prática com o desenvolvimento de trabalhos, os quais ajudam na formação da opinião sobre o assunto”, destacou.
O engenheiro Roberto Corrêa, destaca que os adultos não foram esquecidos e também serão alvos da campanha. Para amanhã, a Sanefrai programou ‘Blitz Educativa’ no centro da cidade, com panfletagem e distribuição de adesivos  aos pedestres e motoristas.
“No dia em que celebramos Dia Mundial da Água, alertamos para a situação de risco que o município enfrenta por conta da estiagem. A medida preventiva de economia ainda é válida. Neste período a orientação é para que sejam evitadas ações de desperdício como lavagem de carros, calçadas, cercas, muros, banhos demorados”, destacou.
Segundo as previsões meteorológicas não deve chover significativamente nestes últimos dias de março e o mês de abril inicia sem mudanças expressivas que revertam à situação de estiagem. Existe de acordo com o meteorologista, João Rolin, previsão de chuva na região meio oeste para hoje e próxima segunda-feira (26), no entanto, a quantidade não será suficiente para recuperar a normalidade no fornecimento de água.
Foto SANEFRAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname