quarta-feira, 21 de março de 2012

CDL doa freezer para conservação de plasma avaliado em mais de R$ 6 mil para hospital de Fraiburgo

O Hospital Divino Espírito Santo recebeu a confirmação de que irá ganhar uma importante ajuda da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo. Trata-se de um freezer utilizado para conservar o plasma do sangue, um equipamento avaliado em mais de R$6 mil.
Segundo o presidente da CDL, Émerson Zablóski, a entidade que representa cerca de 200 empresas no município, deve desenvolver junto à comunidade o seu papel social. Ele explica que a diretoria entendeu que ajudando o hospital seria uma forma de beneficiar indiretamente a população fraiburguense.
“Todos nós podemos um dia necessitar, ou até muitos já precisamos de auxilio hospitalar. No contato que o hospital fez com a CDL nos explicaram e mostraram a importância que esse freezer tem no dia-a-dia e como vai melhorar os atendimentos, por isso tomamos essa decisão de cumprir também com o papel social que a CDL deve ter”, explicou.
O freezer para conservação de plasma ainda não foi entregue, pois a CDL e hospital fizeram uma cotação de preços. Desta forma, o equipamento foi encomendado de uma empresa situada em Londrina - PR, a qual terá 30 dias como prazo para entregar o produto.
A gerente do Hospital Divino Espírito Santo, Sandra Balzan, explica que nesse ano foi formada na entidade uma Comissão Social, a qual é responsável pela elaboração de projetos. Sandra destaca que o freezer é um equipamento de grande necessidade em todos os hospitais.
“Estamos muito gratos a CDL que recebeu tão bem o nosso projeto e irá nos auxiliar. É importante que a população entenda que esse equipamento pode fazer a diferença no momento de salvar uma vida, como por exemplo, em acidentes de trânsito, onde o socorro deve ser imediato”, relatou.
Já a enfermeira do hospital, Grasiela Cornelli, explica que o plasma é utilizado em transfusão de sangue. Como Fraiburgo não tem esse equipamento, quando o material é necessário precisa ser buscado em Joaçaba. O tempo dispensado nesses deslocamentos entre os municípios é fator que pode comprometer os primeiros atendimentos médicos ao paciente.
“Quando doamos sangue, o material é separado em três componentes, sendo as hemácias, o plasma e as plaquetas. Cada um será utilizado de acordo com a necessidade especifica de cada paciente no momento da transfusão, agora teremos o plasma sempre disponível na própria unidade”.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname