quarta-feira, 7 de março de 2012

Saúde na Escola contempla estudantes fraiburguenses da Escola Nações

Fraiburgo fará parte da primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola que acontece até sexta-feira (9). No entanto, no município a atividade acontecerá entre os dias nove a 13 de abril e será aplicado na escola das Nações. O foco é atender cerca de 170 alunos dos anos finais, mas, os demais alunos também serão contemplados. A atividade é iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as prefeituras.
Os estudantes de 22 mil escolas da rede pública, em 1.938 municípios, já começaram a ser examinados na última segunda-feira (5), por agentes de saúde. A campanha tem foco na prevenção da obesidade, a meta de atender cinco milhões de alunos, de cinco a 19 anos.
Além de verificar peso e altura dos estudantes, de modo a calcular o chamado índice de massa corpórea (IMC), que indica a obesidade, serão analisadas a audição e a visão dos alunos. Pesquisa do IBGE mostrou que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso em 2008 e 2009.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que crianças e adolescentes diagnosticados com qualquer doença serão encaminhados a unidades básicas de saúde. Caso tenham problemas de visão, receberão óculos. A semana de mobilização é a primeira etapa do programa Saúde na Escola, que dura o ano todo e atinge 53 mil estabelecimentos de ensino e 2.495 municípios.
A secretária Municipal de Educação Claudete Gheller Matias, lembra que o município já possui desde 2009 implantado um projeto parecido, chamado também de Projeto Saúde na Escola, uma parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Já a secretária de Saúde, Nilce Pinz, destaca que os recursos usados nesse projeto pertencem à municipalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname