sexta-feira, 2 de março de 2012

Coluna Lá Nos Frai: A aproximação do PSDB e PMDB


 Coluna publicada no Jornal Diário do Mio Oeste na sexta-feira (02/03)

Nem bem a semana começou e o PSDB e PMDB deram passos importantes a uma coligação durante um encontro entre líderes partidários, enquanto o PP ainda permanece dividido. O PSDB, que na última eleição teve um resultado desastroso, quando apoiou Ivo Biazzolo do PPS (hoje PSD).  Ficou apenas com a suplência de vereadores, além de não conseguir eleger o advogado Antônio Carlos Ribeiro como vice-prefeito. A euforia de líderes do PMDB e PSDB era evidente.  Todos demonstraram, claramente, pelo entusiasmo de seus líderes, que a proposta agradou. 
As propostas que fizeram PSDB e PMDB avançarem na negociação e agendarem outro encontro, não ficará restrita a composição de aliança para chapa majoritária. Parece que as velhas rusgas entre PSBD e PMDB ficaram no passado, porque novas lideranças estão no comando de ambos os partidos. 
Ambos dizem que seria uma grande aliança, uma vez que o PSDB afirma não ter restrição com nenhum outro partido que possa vir a fazer parte da mesma composição. Até o momento o partido tem dois pré-candidatos a prefeito, sendo o Presidente da Executiva Municipal Zelir Locatelli e Antônio Carlos Ribeiro. Porém, nessa conversa, o PSDB afirmou que poderá ceder a vaga de prefeito para Beto Ferreira desde que fique com a de vice.
É claro que Nelmar Pinz tem um compromisso com PP, porque o partido o apoiou em duas eleições, possui três secretarias e uma ligação quase carnal com a administração. Mas, é preciso que fique muito claro que o candidato não é Nelmar Pinz e sim Beto Ferreira. Um importante membro da Executiva, disse que “O PP precisar renovar o compromisso com o PMDB”, deixando claro que o PP não tem nada garantido.
Com isso, o PMDB recebe sinal positivo de mais um partido, visto que já possui praticamente fechada conversação com o PTC presidido por Serginho da Maquifrai e do PR com o vereador Paulo César Ribeiro (Litrinho), além de avanço na conversa com PSC.  Vale lembrar que a aliança selada no ano passado quando Litrinho saiu da oposição para integrar a situação, pode estar dando os primeiros resultados, já que ele é irmão de Antônio Carlos.
Por outro lado, o PSDB definiu que quer uma eleição com resultado diferente do que a última e por isso estaria disposto, se for necessário, afastar-se de Ivo Biazzolo. Outro fator que teria importante peso nessa decisão seria o não cumprimento do acordo político entre PSDB e PPS na chapa proporcional. Pelo acordo, durante os quatro anos de mandato, os vereadores João Alvadi e Bino Barros, deveriam ter se licenciado para que os suplentes do PSDB assumissem, fato que não aconteceu.
Essa negociação que se iniciou durante a semana, mostrou claramente um PSDB procurando seu espaço e aproveitando o momento de fragilidade interna do PP. Por sua vez, o PMDB deixou a negociação com o PP de lado e procurou outras alternativas políticas Lá No Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname