segunda-feira, 26 de março de 2012

Entidades se unem para colocar em prática Observatório Social, órgão que monitora os gastos públicos


Fraiburgo poderá ter um Observatório Social ainda nesse ano, a iniciativa surgiu de algumas entidades do município com o intuito de implantar o monitoramento dos gastos públicos. Tal órgão é aberto a todos os que queiram participar e desenvolver a Cidadania Fiscal, pois é uma entidade criada para acompanhar e controlar os gastos públicos municipais, promover a educação e a cidadania fiscal, valorizar os tributos, buscando assim promover a redução da carga tributária.
A função social do Observatório Social já é reconhecida em todo Brasil e vem se tornando modelo como órgão fiscalizador dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, cujos resultados têm sido aplaudidos pela população, principalmente porque tem inibido a ação de maus gestores públicos, especialmente no que se refere aos vícios de licitações, trabalho este focado na transparência pública.
Para explanar sobre o assunto e como funciona na prática tal órgão, na noite da última sexta-feira (23), o Coordenador do Observatório Social de Itajaí Jonas Tadeu Nunes esteve junto a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF). Ele disse que são mais de 60 Observatórios no país, sendo que oito estão no Estado. Em Fraiburgo, Nunes acredita que será possível abrir também um, porém explicou que é necessária a conscientização da comunidade local para que o serviço proposto dê resultados.
O presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, destacou que tal iniciativa é inédita na região oeste do Estado E que acredita no potencial que as entidades de Fraiburgo possuem para realizar tal implantação. O próximo passo será o de continuar fomentando o objetivo, além de outros encontros que estão sendo agendados onde o assunto será tema. “Acreditamos que se adotado esse modelo os resultados serão melhores ainda dos que hoje nos são apresentados, pois haverá a participação da sociedade”, destacou.
FOTO JONATAN CORDEIRO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname