quarta-feira, 14 de março de 2012

Dois poços artesianos já não podem mais serem usados, houve queda de 25% na produção de água


Mesmo com a chuva que caiu hoje (14), o estado de alerta emitido pela Autarquia de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai), de que a situação do fornecimento de água pode ser comprometida em função da seca permanece. Nessa semana, muitos fraiburguenses têm contatado a Autarquia e informado o desperdício de água. Existem três números de telefone a disposição, sendo (49) 3246 0160, (49) 3246 1508 e ainda um número de celular (49) 9143 9897.
A orientação é de que os usuários ao perceberem que alguém esteja usando água de maneira a desperdiçar, ou até mesmo em casos de vazamentos, comunique a Autarquia. As ligações podem ser anônimas e o intuito não é o de gerar conflitos, mas sim o de orientar e até mesmo informar essas pessoas de que a comunidade poderá sofrer com racionamento de água caso a escassez de chuva permaneça.
O diretor de Departamento da Sanefrai Jorge Andrade é a pessoa que esta indo até os locais onde existe o repasse de informação conversar com os usuários. Ele salienta que os fraiburguenses estão aceitando sem maiores problemas as orientações de economia. “Estamos recebendo muitas ligações, vamos até o endereço que nos é passado e com muita educação e argumentos conversamos com a pessoa e explicamos que é um período delicado e todos precisam colaborar”, destacou.
A maior parte das denúncias recebidas até o momento estão relacionadas à utilização de água para a lavagem de calçadas e veículos. “Existem estabelecimentos comerciais que costumam lavar a calçada diariamente por acharem que fica feio deixar o lugar sujo, nós entendemos isso, mas agora não é o momento para usar água potável dessa forma”, explicou.
Até o momento a Sanefrai já contabiliza queda de 25% na produção de água. Praticamente toda a água que abastece as residências dos fraiburguenses é de poços artesianos. No total são 12, sendo que destes, dois já não podem mais ser usados, pois o nível de água esta muito abaixo no normal. O presidente da Sanefrai, Ademir Pedro Perin, explica que até o momento nenhum bairro ficou sem o abastecimento, isso é atribuído a conscientização que a população demonstra ter no momento. “Podem até pensar que nós estamos produzindo mais água, isso não é verdade, inclusive a produção vem caindo a cada dia, o que mudou é a população que está usando menos”, explicou.
Ao longo deste mês de março, a Prefeitura Municipal tem recebido inúmeros pedidos de moradores para que as ruas onde não existe pavimentação sejam molhadas. Os moradores alegam que a poeira tem incomodado. O vice-prefeito Beto Ferreira esclarece que com a falta água que o município vem passando, nem mesmo esse tipo de serviço pode ser oferecido, pois o Lago das Araucárias já registra nível abaixo do considerado normal.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname