segunda-feira, 26 de março de 2012

Tuberculose é tema de orientação

No último sábado (24) foi comemorado o Dia Mundial da Tuberculose (TB), ou seja, uma data dedicada à conscientização e combate a doença. Em 2010, foram notificados 71 mil casos no país, com cerca de quatro mil mortes. A doença figura como a terceira causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de óbito dos pacientes com Aids.
Em Fraiburgo, para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde promoveu hoje (26), mini-palestras sobre o tema em todas as Unidades de Saúde do município. De acordo com a enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica, Maria Marta Mainardes, o alvo foram os pacientes que aguardavam por algum tipo de atendimento nos postos.
A médica do Programa Saúde da Família, Claudia Adriane Traezel, explica que pouco mais de dez pessoas por ano são diagnosticadas com a doença no município. No momento quatro pacientes estão recebendo medicamentos e acompanhamentos de agentes de saúde, as quais procuram fazer visitas diárias a eles.
A tuberculose é transmitida de uma pessoa para outra através de propagação de secreções pelo ar.  É uma doença grave e contagiosa causada pelo Bacilo de Koch que ataca preferencialmente o pulmão. Se tratada tem cura, por isso é importante às pessoas ficarem atentas aos sintomas como, tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa no final da tarde.
Claudia Adriane destaca que muitas vezes os pacientes confundem a tosse achando que se trata de uma alergia e demoram para procurar atendimento, o que atrapalha na recuperação e sucesso do tratamento. “Em caso de dúvida sobre o aparecimento combinado de mais de um dos sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde”, orientou.

CAMPANHA DE EXAMES DE ÚTERO E MAMA
 
Cerca de 90 mulheres compareceram nas unidades de saúde do Bairro Salete e do Bairro São Miguel no último sábado (24). Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo promoveu o Dia D coleta de exames do preventivo do Câncer de Colo de útero e de Mama. Segundo a secretária Nilce Pinz, o número de atendimentos pode ser considerado satisfatório. No entanto, no ano passado foram feitos 1700 exames e nesse ano a procura está inferior, apenas 900 exames foram realizados até o momento.
FOTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname