quinta-feira, 8 de março de 2012

Fraiburguense entre as melhores do Estado na Olimpíada de Matemática

Os números nunca foram problema na vida da adolescente Alicia Rossa Cavalheiro, 12 anos, estudante da sétima série na Escola Padre Biagio Simonetti em Fraiburgo. Na verdade eles sempre foram grandes aliados, pois foi na matemática que a jovem buscou inspiração para frequentar a escola, quando ainda era muito pequena e nem sabia ler.
Demorou um pouco, mas a consagração pelo gosto dos cálculos e fórmulas matemáticas veio em grande estilo. Nada mais, nada menos a constatação se deu na edição do ano passado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), quando Alicia foi destaque. Na época, ela estudava na Escola Eurico Pinz na sexta série. A jovem esta entre os oito estudantes que tiveram melhor desempenho na competição em Santa Catarina. No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada.
Como premiação, Alicia irá para o Rio de Janeiro no mês de maio, quando receberá a medalha de ouro, a ser repassada pelas mãos da presidente da República Dilma Russeff. Ainda, a estudante ganhou por um ano, uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou seja, um incentivo para que continue aprimorando o conhecimento.
A adolescente conta que matemática, juntamente com português, é a matéria preferida, as notas não baixam de 9,5. Quando participou dos testes, nem imaginava a importância que a competição possui. “Eu participei achando que era uma simples gincana, me dei conta do que era quando minha mãe quase me esmagou de tanto me apertar quando o resultado foi divulgado”, contou em meio a risos.
A menina ainda não esse sente convencida de que será mesmo a presidente Dilma que irá entregar a medalha de ouro. Ela conta que vai se preocupar com o assunto somente quando chegar a hora. “Olha, dizem que será a presidente, mas estou acreditando de tanto que me falam isso, mas não sei não se é ela mesma. Quando eu imagino a entrega, fico pensando no rosto da Dilma na hora que ela vai passar a medalha, mas vou me preocupar com isso só lá em maio”, relatou.
A professora de matemática, Aline Weber destacou que realmente a aluna possui grande conhecimento e facilidade de aprendizagem. “Aplicamos 20 questões, ela acertou 15”, contou. A Olimpíada é voltada para os alunos das escolas públicas, desta forma, a estudante poderá novamente participar da edição desse ano. Porém ela deixa claro que irá fazer parte somente se tiver vontade. “Eu costumo fazer as coisas que me dão prazer, ano passado participei só por isso, acho que esse ano irei novamente”, contou.
As aptidões da aluna, não são apontadas somente nos cálculos e na escrita. Para a diretora da escola, Ivete Vieceli Zanferari, que conhece Alicia antes mesmo dela ter sido alfabetizada, a estudante tem grande habilidade em todos os conteúdos. “Lembro-me de quando ela começou a estudar, Alicia era diferente dos colegas, nunca tínhamos nos deparado com tal situação. Hoje sei que essa estudante é uma das mais inteligentes que já conheci”, afirmou.
EDIÇÃO DESSE ANO
As escolas interessadas em participar da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem se inscrever até 30 de março no site do evento. A competição, promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A competição é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname