quarta-feira, 7 de março de 2012

Fraiburgo será o único município do Estado a informatizar o ensino nos anos iniciais


Até o início do segundo semestre do ano letivo Fraiburgo alcançará um marco histórico na Educação. Será o único município do Estado a disponibilizar salas informatizadas para todos os alunos matriculados nas 16 escolas municipais, do segundo ao quinto ano. Com a medida serão 1.858 alunos beneficiados com carteiras informatizadas.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias é possível que a conquista seja ainda maior. “Arrisco dizer que talvez sejamos um dos poucos, quem sabe o único no país, a oferecer este recurso tecnológico à alunos da rede pública das áreas urbanas e também da rural”, salientou.
Desde o ano passado 770 alunos matriculados nos segundos e terceiros anos das escolas do município já contavam com salas informatizadas. Além das carteiras, as salas são equipadas com lousa digital e cada professor recebe um notebook para ministrar às aulas.
Para cumprir o prazo inicialmente estipulado, a Secretaria de Educação já iniciou a compra das novas carteiras e está em processo de licitação para a aquisição de lousas digitais e notebooks. Além de recursos próprios são investidos recursos do Fundeb e do Salário Educação. Os professores também são capacitados para lidar com as novas tecnologias em sala, através de programa especifico desenvolvido pela Coordenação Pedagógica da Secretaria.
Vale ressaltar, que além das salas informatizadas, todas as escolas possuem laboratórios de informática que atendem à comunidade escolar. São 19 laboratórios, nas 16 escolas, sendo que as Escolas Antonio Porto Burda, São Sebastião e São Miguel contam com dois laboratórios por possuírem o maior número de alunos matriculados.
A secretária de Educação também anunciou que são instaladas gradativamente nas escolas do município lousas digitais nos auditórios ou salas específicas para uso dos alunos nas séries finais, do quinto ano a oitava série. “A Secretaria está engajada neste processo de inserção de novas tecnologias para toda comunidade escolar”, disse. Outro projeto em estudo, diz respeito a aquisição de tablets para as escolas, mas no momento são feitos análises de viabilidade, informou a secretária.
FOTO PMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname