terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cinco casos de meningite são registrados


O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo registrou até o momento neste ano de 2011, cinco casos de meningite viral. Dos cinco casos, quatro são crianças com menos de cinco anos e um jovem de 18 anos. Todos os pacientes foram tratados e já encontram-se bem considerados curados.
A enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica Kalinka Macagnan afirma que os casos de meningite registrados neste estão dentro da normalidade, pois são casos isolados e por isso não há motivos para pânico. A situação é diferente da que foi registrada em Joaçaba, onde foi registrado um surto, pois várias pessoas do mesmo ambiente contraíram a doença.
Existem dois tipos de meningite, a viral e a bacteriana, esta última foi a que acometeu os fraiburguenses. Segundo Kalinka, a doença é a inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. Excepcionalmente, um traumatismo também pode provocar meningite.
Apesar de os números de casos não serem alarmantes e de não haver surto no Brasil, a meningite assusta pais e preocupa médicos. O principal para tratar a doença é o diagnóstico precoce, que evita sequelas graves especialmente nas crianças.
A enfermeira salienta que todo caso suspeito recebe acompanhamento, o paciente é submetido a exames para se detectar se ele está mesmo com meningite.  Porém enquanto se aguarda os resultados dos exames o paciente já é submetido ao tratamento. A principal recomendação para se evitar a doença, é manter os ambientes arejados e os materiais, utensílio e objetos devem ser mantidos limpos como forma de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname