terça-feira, 8 de novembro de 2011

Secretaria de Educação oferece curso de braile


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes deu início na última segunda-feira (7) ao curso do Sistema Braile. O curso com 40 horas segue até sexta-feira (11). As aulas estão acontecendo para um grupo de 20 profissionais, composto por professores, coordenadores pedagógicos, psciólogos e psicopedagogos. A capacitação é sediada no Centro Educacional Municipal Antonio Porto Burda.
O curso está sendo ministrado por Alceu Kuhn, que é deficiente visual desde que nasceu, ele tem apenas uma percepção de luz no olho direito. Atua como funcionário público municipal há 22 anos, na Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc).
Segundo o orientador, a cegueira nunca foi um empecilho que o atrapalhou, nem o desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional. “Eu brinco dizendo que agradeço a cegueira, se nao fosse por ela eu quem sabe não teria me desenvolvido tanto, levo uma vida nomal, tanto profissionalmente quanto na pessoal”, explicou.
No momento, segundo dados da Secretaria de Educação, o município atende uma aluna com deficiência visual, matriculada na Escola das Nações. A professora que atua na preparação do material para a aluna é Édna Padilha, a qual já sabe braile.
Segundo a professora esta é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento, ¨vai ser importante por tivemos mudan´cas na.  Após esse curso pelo qual esta passando durante a semana, será introduzido junto a aluna o cadeno e o lápis especial para esse tipo de necessidade.
A psicóloga e Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Modena, salienta que a ação faz parte de atividades da Política de Inclusão, “o objetivo é capacitar este grupo na leitura e escrita no sistema braile”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname