sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Coluna Lá nos Frey


Coluna: Lá nos Frey pública nessa sexta-feira (25) no Jornal Diário do Meio Oeste

A eleição do Biazzolo

O pleito eleitoral do próximo ano promete. Será a grande chance, e talvez a última, que o ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo (PSD) terá. Ou ganha ou sai definitivamente do cenário político. Algumas pesquisas que circulam, apontam o nome dele como o preferido entre a população. O clima da vitória não é mantido em segredo entre os simpatizantes do ex-vice-prefeito. Eles apostam na insatisfação dos eleitores, especialmente com os últimos quatro anos do Governo Nelmar Pinz, como principal fator que ajudará no resultado final.
As alianças políticas de Biazzolo parecem estar claras e não deverão apresentar grandes surpresas em relação ao pleito passado. Como principal aliado deverá contar com o PPS, partido a que ele pertencia até poucos meses, o PR do vereador Paulo César Ribeiro e o PSDB que tem como filiado Antonio Carlos Ribeiro, o qual poderá ser o vice na disputa. Porém, pessoa próxima de Antonio garante que ele se recusa em subir no palanque para pedir votos como vice de Biazzolo.
Ivo deverá contar com o apoio do carismático ex-prefeito Edi Luiz de Lemos (PSDB). No entanto, Lemos anda sumido no cenário, o que leva a questionar se ele terá fôlego ou vontade de ser o grande cabo eleitoral do Frentão AntiPmdb. Fiquei sabendo que ele enfrenta problemas de saúde em sua família e não anda animado para o pleito. Se Edi esta quieto no canto dele, o filho e quem sabe o seu sucessor, Marcel Rodrigo (PPS) prometeu fazer mais de três mil votos como vereador.
Além de Biazzolo e Beto Ferreira (PMDB) existe uma possibilidade que começa a se desenhar de haverem três ou quatro candidatos a prefeito. Fiquei sabendo que o Padre Wilson Maiorque esta recebendo grande apoio do Diretório Municipal do PT para concorrer. Se o clima entre PT e PMDB anda bem no Governo Federal o mesmo poderá não acontecer no município. Mas tudo dependerá da proposta, parece-me que desta vez o PT quer aparecer na foto e nesse caso, o PMDB teria que dar o cargo de vice.
Um membro do PT garantiu que com Ivo Biazzolo não tem acordo, mas será? Se a proposta for boa, penso que o PSD ganha apoio. Mas se o PT quer apresentar o vice junto do PMDB, como fica o PP nessa história? Falando em pepistas, Ângelo Benincá se licenciou da presidência e certamente fará falta na negociação com o PMDB. Filiados apontam Benincá como pessoa que saberia conduzir inteligentemente a negociação. Fiquei sabendo também, que a parceria dos ex-filiados do PSB para o PP já gerou frustração entre alguns dos recém filiados.
Vale lembrar, que o ex-vice-prefeito Janir Fadani, que foi vice de Edi Luiz de Lemos também já apareceu no meio político através do PSC. Confessou-me que voltou para ficar, ou seja, tem interesse de fortalecer o partido recém reinstalado, além de disputar o cargo de prefeito. Certamente, ter Fadani como aliado seria interessante.
Enquanto isso, as atenções do PMDB se voltam para a eleição no próximo domingo (27) dos novos membros do Diretório Municipal. O encontro promete ser quente como tudo tem sido ultimamente nesse partido. Como já havia adiantado, o PMDB começa a se unir, parece-me que haverá apenas uma chapa de consenso. Será que Beto Ferreira vai efetivamente demonstrar a sua influência no partido elegendo nomes de filiados que são claramente aliados dele? Assim, a política segue nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname