segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mais de 10 mil pessoas acompanharam o Desfile de Natal


Com muita magia e encanto, foi aberta a programação natalina de Fraiburgo no último sábado (28), segundo estimativa dos organizadores, o evento foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas. Esta quantidade só não foi maior, por que inicialmente parecia que todos os trabalhos de preparação de um ano inteiro iriam por água abaixo com a chuva que ameaçava a cair. Ainda por volta das 20:15 horas uma leve garoa obrigou os que já estavam na Rua Arnoldo Frey a procurarem abrigo, porém a chuva logo passou e o Desfile de Natal pode acontecer.
Mais de 400 pessoas estiveram envolvidas nas apresentações que se deram com 11 carros alegóricos. Cada carro que entrava na rua trazia consigo a surpresa, a magia e o encanto que cercam o Natal. O desfile foi aberto com a Ala dos Anjos que anunciavam o nascimento do menino Jesus. Seguido do Trenó da Mamãe Noel, pelos carros da Sagrada Família, Duendes, Doces, Circo, Conto de Fadas, Floresta e a pré-história, Banda do Cinquentenário, Fraiburgo 50 anos, Neve e, por último, o Trenó do Papai Noel.  
Até os últimos minutos que antecediam o Desfile, algumas equipes da organização davam os últimos retoques na decoração e iluminação da rua. O acendimento das luzes foi anunciado pelo prefeito municipal Nelmar Pinz, que declarou que o evento era um presente para a população. “Esse é um ano muito especial para todos nós, Fraiburgo merece uma comemoração como esta para marcar os seus 50 anos”, afirmou. Já o vice-prefeito, Beto Ferreira, comemorou que a chuva não caiu permitindo que tudo o que o Departamento de Cultura havia preparado pudesse ser mostrado para a multidão que se aglomerou ao longo da rua.  
Além das belas apresentações, a abertura das festividades natalinas dos fraiburguenses, teve como testemunhas diversas pessoas de outros municípios. Um exemplo é o prefeito do município de Monte Carlo Antonio Tibúrcio e do secretário Estadual de Infraestrutura Valdir Cobalchini que participaram acompanhados de suas famílias. “Na minha cidade em Caçador esta acontecendo nesse momento uma programação semelhante, mas o convite de Fraiburgo mexeu comigo, tenho grande apreço por esta cidade e aqui estou”, afirmou Cobalchini.
Ao longo de toda a Rua Arnoldo Frey, cadeiras foram disponibilizadas para que a população pudesse assistir a apresentação com maior tranqüilidade. Para a diretora do Departamento de Cultura Márcia Regina Cardoso, este é um evento familiar e tudo ocorreu dentro da normalidade. “A única coisa que poderia ter tirado o brilho do evento, seria a chuva, como ela não caiu, só temos que agradecer”, salientou.
Ainda enquanto os últimos carros alegóricos passavam pela rua, acontecia o Show de Fogos de Artifício, que iluminou com num lindo espetáculo o céu. Após o encerramento do Desfile a multidão ainda assistiu ao Show da banda Kauana, realizado na Praça Maria Frey.


PÚBLICO APROVOU O DESFILE

A cena mais comum ao longo de toda a Rua Arnoldo Frey eram as famílias que se aglomeravam para assistir as apresentações procurando o melhor ângulo. O público aprovou o desfile, especialmente as crianças que foram presenteadas com balas do Papai Noel. Para alguns adultos foi um momento que trouxe saudades. “Realmente estão todos de parabéns, inclusive o publico que prestigiou, as crianças felizes com a chegada do Papai Noel lembrei dos meus filhos quando eram pequenos, bateu uma saudade”, afirmou a fraiburguense Teresinha Marcon.
Dentro da vasta programação natalina que se estende durante todo o mês de dezembro, o Desfile de Natal será reapresentado na noite do sábado dia 10. A informação foi comemorada por muitas pessoas que não puderem acompanhá-lo. “Fiquei feliz por saber que o desfile acontecerá novamente, sábado não pude ver. Eu amo o Natal e Fraiburgo está o tornando ainda mais encantador”, afirmou a professora Silvana Bonetti.

APRESENTAÇÕES SEGUIRAM NO DOMINGO

Ainda o palco montado junto a Praça Maria Frey recebeu no inicio da noite de domingo (27) a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina. A Banda foi fundada há 117 anos, e atualmente é composta por policiais militares que estão na ativa. Ela se faz presente nos principais acontecimentos da história de Santa Catarina, testemunhando momentos de alegria ou de tristeza, manifestações de louvor, comoção, patriotismo, civismo, devoção, erudição e comemoração, dentre tantas outras.
É com a Banda de Música que o Governador do Estado recebe altas autoridades internacionais, e também por ela que o povo catarinense despede-se, nas cerimônias fúnebres, de importantes personalidades de nosso Estado. Além de destacar comemorações cívicas como o Dia da Independência e o Dia da Bandeira, a música entoada pela Banda realça as solenidades cultivadas pela Polícia Militar e abrilhanta os principais eventos das comunidades em que atua.

FOTOS: CINEGRAF IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname