quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Coluna Lá nos Frey

Coluna Lá nos Frey publicada toda sexta-feira no jornal  Diário do Meio Oeste

Quem leva a melhor no PP, os vereadores mais bem votados ou grandes administradores?

Depois de ter anunciado os nomes dos vereadores Paulo Santos, Juliano da Auto Escola, do ex-vereador Oracir Ferreira de Deus e do presidente da CDL o empresário Emerson Zablóski, como pré-canditados a prefeito, o PP voltou atrás da decisão. A surpreendente decisão, que tentou-se ocultar da imprensa, foi tomada do dia seguinte a reunião que anunciou os quatro nomes, sob a alegação de que o Partido deveria abrir espaço para outros nomes. Agora o ex-presidente do Diretório do PP, o empresário Jonas Cardoso, também deixou o nome a disposição.  
A decisão, ainda não muito bem esclarecida, que desagradou alguns, incluiu o nome do atual secretário de Desenvolvimento Econômico Elói Ronnau, inicialmente rejeitado na reunião do PP. Elói, homem de confiança do prefeito Nelmar Pinz, voltou com toda força para a disputa, impulsionado por um nome de peso do PMDB.  Quem? Ainda não se sabe quem patrocina essa aposta. Alguns acreditam que a decisão faz parte do processo político democrático para oportunizar outros nomes.  Outros, cogitam que houve interferência direta desse nome considerado de “peso” do PMDB.  Há grandes chances do PP e PMDB manterem a aliança no próximo pleito. Mas que motivação teria o tal nome de “peso” do PMDB, para interferir diretamente nessa questão interna do PP?
A escolha do pré-candidato a prefeito do PP, levará em conta o resultado de uma pesquisa eleitoral que o partido fará até o dia 15 de dezembro. A pesquisa vai apontar dois nomes, os quais são trabalhados até a convenção do partido que ocorre no mês de abril de 2012. Quem serão os escolhidos? O PP é um dos partidos que apresenta o maior número de nomes de futuros candidatos a prefeito. Além dos dois vereadores, campeões de votos na história de Fraiburgo, o secretário Eloi Ronnau, conhecido como talentoso administrador, o ex-vereador Oracir Ferreira de Deus, conhecido pela liderança política, Jonas Tadeu Cardoso, pré-candidato a prefeito pelo PP nas eleições de 2008 e por fim o empresário Emerson Zablóski, que tem demonstrado ser um excelente administrador, reconduzido recentemente, a presidência da CDL. Zablóski, esteve também frente ao PSB até a debandada dos filiados, devendo-se registrar a maneira exemplar como conduziu o processo de saída do partido.
A expectativa de todos será para o encontro festivo do PP, que acontece nesse sábado (19), com cerca de 300 pessoas. Na oportunidade serão apresentados os seis postulantes do cargo. Alguns acreditam que ficarão claros, os diversos discursos do PP. Outros porém, acreditam num discurso de unidade em torno do fortalecimento da sigla.  Porém, eu acredito que será uma oportunidade para começar a compreender algumas situações que são registradas nos bastidores da política lá nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname