terça-feira, 15 de novembro de 2011

Incidente com rojões deixa dois feridos


Por pouco um incidente registrado na manhã do último sábado (12) não causou uma tragédia em Fraiburgo. O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo foi acionado para atender a um acidente com fogos de artifício, no bairro São Sebastião, na Rua Walter Schally.
Segundo os relatos dos bombeiros, dois homens, de iniciais V.D.D (52) e F.S (56), estavam dentro de um caminhão realizando a divulgação de um evento que aconteceria naquele dia no município e ao efetuarem o lançamento de fogos um estourou dentro da cabine, causando ferimentos nas pernas, mãos e no rosto de ambos. As vítimas foram encaminhadas para atendimento no Hospital Divino Espírito Santo, os dois homens já foram liberados.
Para os bombeiros, o fato serve para alertar sobre os cuidados que devem ser adotados na prática de soltar foguetes. O soldado Pedro Vicente Molin, afirma que é necessário estar atento, pois acidentes deste tipo, normalmente são registrados com a aproximação das festividades de final de ano.
Ainda o bombeiro destaca que, as vítimas poderiam ter sofrido ferimentos mais graves, “normalmente esse tipo de acidente causa a amputação de membros, surdez e em casos mais sérios leva pessoas a morte, é necessário muito cuidado para praticar a atividade”, destacou.

DICAS DE SEGURANÇA

·                    Não segure os fogos de artifício com as mãos.
·                    Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender.
·                    Não tente acender fogos que falharem.
·                    Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
·                    Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.
·                    Confira sempre o certificado de garantia do foguete e rojões e a data de validade dos mesmos.
·                    Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos. Acidentes com fogos de artifício causam na maioria das vezes lesões graves de queimaduras, e quando explodem geralmente causam amputações, na maioria das vezes dos dedos e até mesmo da mão, além de causarem lesões nos olhos e até surdez.
·                    Lembre-se: é prevenindo que evitamos que o mal chegue até nós.

Um comentário:

  1. OI MORO EM CURITIBA E JA FUI VOLUNTARIO AI NO FRAI QUANDO TINHA COMBI DE AMBULANCAI NOSSA APRENDI MUITA COISA AI UMA ABRAÇAO A TODOS QUE TRABALHAM LA!! FABIANO.
    MEU TIU FOI BOMBEIRO TAMBEM O ELIAS EM 90 91 TEMPO EM!!

    ResponderExcluir

Comments system

Disqus Shortname