sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Interessados conhecem sistema da Master Agropecuária



A unidade da Master Agropecuária que será instalada em Fraiburgo necessitará de pelo menos 50 produtores para atender a demanda que a empresa terá. Os dados foram apresentados para um grupo de cerca de 100 pessoas na noite da última quinta-feira (3), quando a empresa manteve o primeiro contato com os possíveis parceiros para o trabalho de engorda de suínos.
O sistema que será implantado com os produtores no município será o mesmo que já é desenvolvido em outros municípios em que a Master atua. A proposta inicial apresentada, é de que as granjas estejam preparadas para receber 750, 1,5 ou 3 mil animais na fase de terminação, no entanto, situações diferenciadas poderão ser analisadas.
A Master vai implantar no município, uma unidade de produção de leitões com capacidade de 5,5 mil matrizes. A capacidade de produção é de mais de três mil animais por semana. Nessa unidade serão criados os suínos até a saída de maternidade, ou seja, até 23 dias quando atingem em média de seis a sete quilos.
Após, serão levados aos produtores integrados na fase de creche quando permanecem por até seis semanas, atingindo 23 quilos, e depois serão transferidos para a fase de terminação. Segundo o gerente de engenharia empresa, Cleonei Gregolin, a Master esta agora em busca dos interessados para serem parceiros na implantação do projeto.
No encontro foram apresentadas simulações de linhas de financiamentos para viabilizar a edificação das estruturas dos abrigos para os suínos. Elas foram feitas baseadas na remuneração de R$ 14 por animal na etapa da terminação, no entanto, segundo a explicação apresentada, mais de 70% dos parceiros que a Master possui recebem valor superior.
A unidade da Master Agropecuária em Fraiburgo, será a mais moderna que a empresa possui até o momento. Terá um sistema de monitoramento eletrônico da quantidade diária de consumo da alimentação dos suínos, além de monitoramento sanitário e de bem estar animal.
A expectativa é de que sejam investidos cerca de R$ 30 milhões. Como incentivo de implantação, a Prefeitura Municipal de Fraiburgo vai ceder 50% do terreno, bem como a terraplanagem de 100 mil metros quadrados. O terreno com 120 hectares fica onde existiam pomares da empresa Pomifrai, junto a SC-453 em direção a Lebon Régis, a cerca de nove quilômetros da cidade de Fraiburgo.
A edificação da estrutura física deverá começar em janeiro de 2012 e ficará pronta em menos de um ano. Depois de pronta, a empresa vai gerar cerca de 40 empregos diretos e 120 indiretos. Ainda durante a construção da obra serão empregadas outras 100 pessoas.

COMO É VISTA A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

O prefeito municipal Nelmar Pinz, acompanhou atentamente a explanação e colocou a Administração Municipal a disposição dos produtores. Ele garantiu que as estradas onde serão instaladas as granjas terão atenção especial, para evitar que problemas aconteçam na entrega da ração, entrega dos animais e em seu posterior carregamento.
O vice-prefeito, Beto Ferreira, lembra que este é um investimento que dará lucros ao produtor que financiar junto a instituições bancárias as estruturas físicas somente após sete anos. No entanto, ressalta que o lucro dependerá do engajamento de cada um e que o desempenho da produtividade de cada parceiro poderá ser diferente.
O presidente da Associação Comercial de Fraiburgo (Aciaf), Jorge Pederiva, que já atuou durante na Perdigão, afirma que a proposta apresentada pela Master aos interessados é uma ótima oportunidade de negócio. Porém ele considera que é necessário ter prudência, os futuros parceiros devem buscar orientações administrativas e conversar com outros produtores que já estão no segmento para saber como tudo funciona.
Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fraiburgo, Elói Ronnau, disse que a pasta está a disposição dos interessados para orientar sobre o investimento. Ronnau afirmou que antes de fechar a parceria com a Master, foi realizada uma pesquisa de mercado para saber se haveria demanda e na mesma foi constada que existe espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname