sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O PP tá rindo a toa

Coluna Lá nos Frey publicada no jornal Diário do Meio Oeste nessa sexta-feira (11)

O PP foi um partido que não conseguiu um desempenho político interessante nas últimas eleições municipais de Fraiburgo. Não elegeu ninguém, ficou apenas com vagas de suplência e conseguiu na ocasião uma secretaria com o nome de Pedro de Oliveira na Agricultura e Meio Ambiente. No entanto, como na política tudo se transforma, o PP termina o ano de 2011 com uma tremenda virada no jogo político, deixando alguns partidos até com certa inveja. Com a saída em debandada dos filiados do PSB, o PP ganhou os dois vereadores eleitos com o maior número de votos em 2008, Juliano da Auto Escola e Paulo Santos e passou a estar presente em mais duas secretarias: de Infraestrutura com Dejair Machado e de Desenvolvimento Econômico com Elói Ronnau.
No sábado dia 19, o PP fraiburguense dá mais um importante passo em busca de seu espaço junto às eleições do próximo ano. Esta marcada para esta data, a prévia interna na qual o diretório irá escolher o nome do pré-candidato a prefeito ou a vice. Em disputa estarão os vereadores Juliano e Paulo, o empresário e presidente da CDL Émerson Zablóski e o ex-vereador Oracir Ferreira de Deus. Sem dúvida, uma nominata muito bem representada, aonde ficaria difícil ter um nome como o preferido numa aposta. No entanto, percebe-se nos bastidores que o vereador Juliano e o empresário Emerson, quem sabe sejam os que têm demonstrado publicamente um maior interesse pela vaga.
Ainda durante essa semana, a direção partidária excluiu a possibilidade de que o Secretário Elói Ronnau pleiteasse também a vaga. Pelo que soube, aconteceu uma votação aonde optou-se que esse não seria o momento apropriado para que Ronnau fosse lançado como um dos pré-candidatos. Não é difícil de compreender a decisão, visto que a participação efetiva do secretário na política se deu até o momento de maneira administrativa. Num comparativo com os outros quatro nomes, percebe-se que os mesmos são mais atuantes no meio político. Até mesmo, por muitas pessoas terem se surpreendido ao saberem que Ronnau se filiou ao PP, pois a maior parte sempre acreditou que ele era filiado ao PMDB devido a confiança que o prefeito Nelmar Pinz demonstra ter com ele.
Pode ser que a decisão do PP em não aceitar o nome do secretário seja a mais correta para o momento, porém não podemos esquecer que Ronnau foi um dos melhores administradores que a Administração Municipal teve nesses 50 anos, particularmente, penso que ele é um dos melhores profissionais da área que conheço. Não tem como negar, por onde passou, deixou o seu o rastro positivo do trabalho que desenvolveu, além de ser considerado pelos servidores os quais comanda um verdadeiro líder de equipe. Quem sabe faltou a ele apenas esse jogo de cintura político tão valorizado nos partidos, porém, de maneira discreta pode ser que Ronnau como um bom administrador e líder começa a criar também a sua carreira política, pode ser que não foi nessa eleição, mas outras virão. É bom o PP ficar atento a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname