sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Empresas interessadas em administrar usinsa de lixo reciclado estarão em disputa nesse mês


No próximo dia 23 a Autarquia de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai) irá conhecer qual será a empresa responsável pela administração e funcionamento da Usina de Triagem de Lixo no bairro Jardim América. A licitação para prestação do serviço acontecerá nessa data e os interessados podem obter maiores informações no site da prefeitura municipal de Fraiburgo.
No entanto, enquanto não é conhecida a empresa vencedora, a Sanefrai vem desenvolvendo ações junto à comunidade fraiburguense, para explicar e ensinar como será desenvolvida a coleta seletiva de lixo no município. AS expectativa é de que ela comece ainda no fim deste ano, ou no mais tardar nos primeiros dias de janeiro.
Na última semana, durante a realização do Camporí, ao visitar os lares, os desbravadores efetuaram a entrega de um panfleto orientativo da coleta. Ainda os comerciantes do ramo de móveis e eletro já se comprometeram em destinar o isopor no qual as mercadorias vêm embrulhadas até um ponto de coleta.
Os supermercadistas deverão adotar sacolas em duas cores distintas, sendo azul e branca. A intenção é de que a população utilize as sacolas azuis para acondicionar o lixo orgânico e as brancas para o lixo reciclável. Desta forma, as equipes que vão efetuar a coleta saberão diferenciar o material e em qual caminhão descartar a mercadoria.
Segundo o presidente da Autarquia, Ademir Perin, o foco de trabalho a partir de agora é a conscientização das crianças nas escolas, “acreditamos que os estudantes vão ser nossos principais aliados nessa campanha, a criança vai cobrar em casa aquela mãe ou pais que não esta fazendo como o programa rege”.
Perin destaca que a coleta seletiva do lixo será efetuada por dois caminhões identificados de maneira diferente. Um será exclusivo para a coleta do lixo orgânico, ou seja, a coleta que já acontece não sofrerá alteraçoes. Já o segundo caminhão será exclusivo para a coleta seletiva, e deverá contar com identificão própria. A Sanefrai estuda a possibilidade de utilizar um sistema de som no veículo avisando que a coleta esta passando pelas ruas.
O presidente da Sanefrai informa que o número de coletas efetuadas por semana sofrerá alterações conforme a população for se conscientizando e a procura pelo serviço aumentar.  Nos próximos dias, a Autarquia estará lançando mais um edital de licitação para compra de um caminhão, o qual será utilizado para transportar o lixo orgânico da Usina de Triagem até o Aterro Sanitário na Linha Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname