quinta-feira, 3 de novembro de 2011

E a política segue na Terra da Maça

Coluna Lá nos Frey publicada toda sexta-feira no Jornal Diário do Meio Oeste

Bem que quando se trata de política podemos esperar tudo, mas sinceramente não esperava ter que acompanhar a cena que eu e mais umas 100 pessoas presenciamos na prévia do PMDB fraiburguense no final da tarde do último domingo (30). O resultado causou até choro dos descontentes. Seis nomes a principio estavam em disputa, mas no final quatro candidatos retiraram seu nome, deixando apenas a decisão, conforme eu já imaginava, entre o vereador Gabriel Fantin e o vice-prefeito Beto Ferreira.
Em primeiro lugar não achei nada interessante a postura que os vereadores Juca Chechi e Marta Back adotaram ao retirar o nome, pois a explicação foi pouco ou nada convincente. Cá entre nós, se você deixa de pleitear um cargo ou uma vaga é por ganhar algo em troca, ou por apoiar o nome de outra pessoa. Nem um e nem outro, os vereadores ficaram em cima do muro e não apresentaram justificativa convincente, muito menos disseram quem seria o nome apoiado por eles.
Por outro lado, o vereador Gerson de Matia e o ex-vereador Mário Henrique Vicente, com todas as letras afirmaram que nesse momento apoiavam Beto Ferreira. Gosto de gente assim, que se posiciona frente às situações em que deve ser feita uma escolha, pessoas deste tipo passam segurança. No meu ver, ponto para Cersão o qual deverá concorrer novamente ao cargo de vereador no próximo ano.
Quando eu já esperava que o máximo do encontro ficava por conta do que acabei de comentar, fui surpreendida após a apuração dos votos, com a cena principal da noite. Sinceramente não esperava e fiquei surpresa com a situação criada pelo vereador Fantin. Isolar-se num canto, com mangas da blusa arregaçada, confesso que achei que iriam sair no tapa, ainda mais quando vi o vereador poucos minutos antes de ir embora, apontando o dedo no peito de Beto.
Quando se coloca o nome a disposição de uma eleição é primordial estar preparado para a derrota, pois a derrota é ao meu ver 50% do resultado, é a única garantia que alguém tem antes da vitória. Comemorar a vitória é muito fácil, agora que ver manter a postura perante a rejeição, esse é o desafio. Gostaria de ter uma audição além do que os seres humanos possuem para saber o que o prefeito Nelmar Pinz falou ao Fantin na longa e particular conversa que tiveram no cantinho.
Mas volto a afirmar, de política tudo podemos esperar e não me causa estranheza se em poucos dias, o candidato derrotado declarar o apoio a Beto. Costumo falar que os peemedebistas fraiburguenses tem uma característica que os identifica. Eles podem brigar, xingar, se odiar internamente, mas na hora de trabalhar na campanha, todos sobem juntos no palanque e se defendem mais que irmãos de sangue. Por isso, já estou vendo a cena de Gabriel e Beto discursando juntos.
Com a aproximação do final da era Pinz, não vamos nos assustar se muitas mudanças acontecerem. Certamente Beto terá seu estilo próprio de campanha e deverá iniciar buscando apoio internamente no PMDB. Logo após acredito que ele deverá manter uma conversa com pessoas consideradas rivais até então do atual Prefeito. Falo isso baseada numa frase que o vice-prefeito me disse certo dia, aonde ele afirmou que na política deve-se somar e nunca dividir, ou seja, manter os aliados e procurar novos apoiadores. E assim, a política segue nos Frey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname